Categorias

Alguém pode estar ‘dando uma espiadinha’ em você

BBB: Big Brother Bug!
Diversas webcams e câmeras de segurança da marca Trendnet apresentam um bug que permite a visualização remota sem o uso de senhas. Qualquer um conectado à internet pode assistir tudo que as câmeras transmitem sem que o proprietário fique sabendo.

Cerca de 26 modelos comercializados pela Trendnet desde abril de 2010 foram afetados pela falha de segurança. O problema estaria no firmware das câmeras que liberaria o serviço Trendnet IP SecurView para ser acessado online em tempo real, sem necessidade de senhas. Segundo o fabricante, 50 mil unidades com a vulnerabilidade estão ativadas no momento.

O problema foi descoberto em Janeiro e a informação das webcams abertas vazou entre comunidades de internet e fóruns do submundo. Uma lista de 1000 câmeras liberadas foi divulgada no Pastebin e exibiam as mais diversas transmissões, desde quartos de crianças até escritórios e estacionamentos.

A Trendnet já publicou uma correção de segurança que conserta o problema e recomenda enfaticamente que os proprietários dos modelos afetados executem a atualização: https://www.trendnet.com/products/features.asp?featureid=52

.