Categorias

Alphabet volta a reforçar: “Chrome OS veio para ficar”

Depois da rodada de rumores e desmentidos da semana passada, o blog oficial do Google Chrome publicou uma longa postagem para negar o fim do Chrome OS.

Na postagem, a empresa reconhece que houve uma “certa confusão sobre o futuro do Chrome OS e dos Chromebooks”, mas reforça que “não há nenhum plano para descontinuar o Chrome OS”.

Os rumores foram iniciados por uma reportagem do Wall Street Journal que revelou ter fontes confiáveis afirmando que o Chrome OS seria absorvido pelo Android e que a Alphabet teria planos para apresentar o novo sistema operacional resultante da fusão já em 2016.

A reportagem também expôs que o sistema operacional não teria atingido seus objetivos e ocuparia uma fatia mínima do mercado, forçando a Alphabet a focar seus esforços no bem-sucedido Android.

Entretanto, a postagem do blog oficial do Google Chrome lista uma série de realizações do Chrome OS. O Chromebook seria utilizado por mais de 30 mil alunos diariamente em escolas americanas, “mais do que todos os outros dispositivos educacionais combinados”. Os Chromebooks também fariam parte dos computadores utilizados por empresas como Netflix, Sanmina, Starbucks e o próprio Google.

A postagem é assinada por Hiroshi Lockheimer, SVP para Android, Chrome OS e Chromecast. Já na sexta-feira ele tinha ido em defesa da plataforma.  Através do Twitter, o executivo publicou que “nós estamos muito comprometidos com o Chrome OS”. No blog oficial, Lockheimer aproveitou para também detalhar os planos futuros em relação ao Chrome OS e os Chromebooks.

“Nós temos planos para lançar ainda mais funcionalidades, como um novo media player, uma atualizada no visual baseada no Material Design, melhoria na performance, e, claro, um foco continuado na segurança. (…) Os Chromebooks continuam ficando melhores enquanto o tempo passa. Fiquem atentos para dezenas de novos Chromebooks em 2016″, concluiu Lockheimer.