O marketing do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam não está confinado ao Google: a Amazon também aderiu à campanha de divulgação e também de um jeito inusitado.
Quem digitar determinadas palavras “mágicas” no mecanismo de busca da loja online será agraciado com efeitos especiais dignos de cinema e transportado para um portal dedicado à franquia Harry Potter.
Assim, por exemplo, digitando “aguamenti” (sem distinção de maiúsculas ou mínusculas), o termo usado no universo dos bruxos para um encantamento de água, o visitante será surpreendido com uma “inundação” cobrindo o site da Amazon, antes de tudo voltar ao normal. Já o encantamento “incendio” provoca o efeito inverso, cobrindo a página com intensas labaredas. O mais singelo dos efeitos é “orchideous”, que faz brotar uma porção de belas flores por toda parte.
O visitante também pode experimentar os feitiços “reducto”, para espatifar a página como se fosse feita de vidro ou “lumos”, que escurece a tela para logo em seguida oferecer uma luz mágica para guiar o aprendiz de feiticeiro. Quem quiser, pode experimentar e outros encantamentos, mas magias negras como “crucio” (que gera dor nas histórias de Harry Potter) ou o feitiço assassino “avada kedavra” não produzem efeito algum e apenas direcionam o usuário para o portal do filme na loja.
Animais Fantásticos e Onde Habitam é o novo filme a explorar o universo de sucesso de Harry Potter, desta vez contando sobre como se comportava a sociedade bruxa muito antes do nascimento do bruxinho que tornou a série famosa. Dependendo da recepção ao novo trabalho, a autora J.K. Rowling e a Warner Bros estão planejando cinco filmes no total para os próximos anos.
O primeiro desta leva tem direção de David Yates (o mesmo responsável pelos últimos quatro filmes de Harry Potter) e estreia marcada para o Brasil para esta quinta-feira, 17 de Novembro.