Categorias

AMD detalha planos de sua 1a criação de chips para notebooks

A AMD detalhou na quinta-feira seus planos para a primeira plataforma de chips desenvolvida especificamente pela empresa para laptops, em um esforço por reconquistar o terreno perdido diante da rival Intel .

A plataforma –uma coleção de microprocessadores, chips gráficos e outros processadores– tem por objetivo estender a duração das baterias e melhorar a capacidade gráfica e de processamento de vídeo, segundo a AMD.

Conhecida pelo codinome Puma, a plataforma deve equipar laptops a partir da metade de 2008, de acordo com a companhia. A plataforma também aproveitará a compra pela AMD da ATI, uma produtora de chips gráficos, em uma transação de 5,4 bilhões de dólares concluída em outubro de 2006.

A fatia de mercado da AMD caiu em mais de cinco pontos percentuais no primeiro trimestre deste ano, e ficou abaixo dos 20 por cento pela primeira vez desde 2005, devido à reformulação da linha de produtos da Intel e ao corte de preços nos modelos mais antigos da concorrente.

“Depois de adquirir a ATI, eles realmente estão percorrendo o caminho da integração de cada vez mais recursos a uma única placa de silício”, disse Roger Kay, analista da Endpoint Technologies Associates. “Eles não tinham um retrospecto considerável em termos de plataformas antes que a Intel começasse a falar nisso, anos atrás.”

Um dos pontos chaves da Puma é a nova micro-arquitetura empregada na produção de um microprocessador conhecido pelo codinome Griffin, informou a AMD. Entre os recursos do Griffin estarão controladores de memória que operam sob planos de energia diferenciados dos que o núcleo de processamento utiliza, o que significa que os núcleos podem ficar em modo de consumo reduzido de energia quando não estiverem sendo utilizados.

“Podemos mudar de freq¼ência muito mais rápido e com mais agilidade, o que importa para o Windows Vista”, disse Maurice Steinman, pesquisador da AMD, em Boston.

A empresa anunciou que estava planejando um novo chipset –uma coleção de chips diferentes que se integram ao microprocessador–, sob a designação RS780.

Além do microprocessador Griffin, a plataforma Puma inclui chips gráficos ATI Radeon, chipset Nvidia e tecnologias gráficas e de transmissão de dados sem fio.

Cerca de 44 por cento de todos os computadores pessoais vendidos em 2006 eram equipados com placas aceleradoras de gráficos. A AMD espera que essa proporção cresça este ano, conforme o uso do sistema operacional Windows Vista, da Microsoft, for mais difundido.

Com informações de G1.