Categorias

AMD enfrenta Intel com chip de três núcleos

AMD vai produzir uma versão trinuclear do seu processador para micros Phenon.

O Phenon 3x, como vem sendo chamado informalmente, deverá ser lançado no início de 2008. A empresa não forneceu detalhes técnicos desse processador, que tem o codinome Toliman. A AMD diz que seu preço será consideravelmente mais baixo que o do Phenon de quatro núcleos. Vai ser uma opção intermediária entre os chips de dois e quatro núcleos.

É razoável supor que o Phenon 3x terá, em linhas gerais, a mesma arquitetura do Opteron Quad Core, anunciado na semana passada. Essa é, também, a arquitetura do Phenon 4x, futuro processador para desktops da AMD que deve ser lançado ainda neste ano. É provável que a AMD utilize, no Phenon 3x, a mesma pastilha de silício do Phenon 4x, desabilitando um dos núcleos para que apenas três permaneçam funcionais.

Como seus antecessores, o Phenon 3x deverá contar com controlador de memória DDR2 e barramento de dados Hypertransport 3.0 integrados. Também, como acontece nos modelos de dois e quatro núcleos, o Phenon 3x deverá ter 512 KB de memória cache L2 por núcleo.

O Phenon 3x é mais uma tentativa da AMD de recuperar o espaço perdido para a Intel nos últimos meses. O primeiro processador tetranuclear para PCs da AMD está quase um ano atrasado em relação ao produto equivalente da Intel, o Core 2 Quad, lançado em novembro de 2006. A oferta desse chip permitiu, à Intel, baixar o preço dos modelos binucleares, obrigando a AMD a fazer o mesmo. Isso afetou a rentabilidade da AMD.

Agora, a empresa tenta cercar todas as faixas do mercado, oferecendo chips para PCs de um, dois, três e quatro núcleos. A seu favor, ela tem o fato de seus processadores integrarem todos os núcleos na mesma pastilha de silício, enquanto os da Intel empregam duas pastilhas binucleares para obter os quatro núcleos. Pelo menos na teoria, a arquitetura da AMD deve trazer melhor desempenho.

Com informações de INFO Online.