Categorias

Anatel vai implantar nono dígito no Rio de Janeiro, Espírito Santo e interior de São Paulo

Anatel pretende implantar 9º dígito em todo o país

A partir do segundo semestre, as cidades do Espírito Santo, Rio de Janeiro e do interior de São Paulo passam a incorporar o nono dígito nos telefones celulares.

No interior paulista, a mudança vale a partir de 25 de agosto. No Rio e no Espírito Santo, o nono dígito passa a valer a partir de 27 de outubro. A partir destas datas, o usuário deve incluir o dígito 9 no início do número dos celulares.

A Anatel estipulou que os dias 31 de dezembro de 2013, para São Paulo, e 31 de janeiro de 2014, para Rio e Espírito Santo, são as datas limite para a implantação da medida. Após a implantação, as chamadas com oito dígitos serão interceptadas, e o usuário receberá a informação de como proceder com a discagem.

A medida serve para padronizar o plano de numeração da telefonia celular, em todo o país, ampliando os recursos de numeração em cada área. No ano passado, a mudança foi implementada nos telefones de área 11, em São Paulo. A previsão da Anatel é que até o final de 2016, o nono dígito esteja valendo em todo o país.