Categorias

ANCINE vai liberar R$10 milhões para produção de jogos nacionais

A ANCINE (Agência Nacional do Cinema) anunciou hoje a liberação de R$10 milhões em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para a criação de jogos nacionais.

O edital inédito no setor foi revelado durante uma cerimônia pública essa manhã na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e poderá beneficiar até 24 produções diferentes.

O chamado Programa Brasil de Todas as Telas faz parte da Chamada Pública PRODAV 14/2016 e estará disponível na íntegra a partir de amanhã para consulta no site oficial https://www.brde.com.br/fsa/. O objetivo da iniciativa é estimular a indústria nacional de jogos, seja para consoles, PC ou dispositivos móveis, em todas as regiões do país. O edital está aberto para todas as empresas produtoras audiovisuais e desenvolvedoras de jogos eletrônicos que estejam registradas como agente econômico brasileiro independente na ANCINE.

Para João Requião, CEO e programador da Overlord Game Studio, desenvolvedora do Rio de Janeiro, “a verba concedida às empresas poderá viabilizar e acelerar projetos de alta qualidade no Brasil e fazer com que nossa indústria de desenvolvimento de jogos atinja um nível de qualidade muito mais profissional do que nos anos anteriores”. Ele comemorou o anúncio do edital: “o financiamento sempre foi nosso maior obstáculo e, com esse edital, mais uma barreira foi quebrada”.

Fernando Chamis, presidente da Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos), também se revelou contente com a proposta da Ancine: “Contar com um investimento destes na indústria de games é muito importante e com certeza será um fator chave para o crescimento das produtoras de jogos brasileiras. É um trabalho contínuo da Abragames cuidar deste relacionamento político e estamos muito felizes com esse anúncio e esta conquista”.

A verba total será dividida da seguinte forma entre os projetos:

ancine

Nos termos do edital do Programa Brasil de Todas as Telas, também serão observadas reservas mínimas de investimentos, divididas por região do país: 30% do orçamento deverá ser obrigatoriamente destinado para projetos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e deverá também haver um mínimo de 10% de recursos destinados para a Região Sul e os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.