Categorias

Android e iOS lideram vendas de smartphones e Windows Phone ultrapassa BlackBerry

Windows Phone vem crescendo e superou BlackBerry

A popularidade do Android e do iOS vem crescendo cada vez mais, pelo menos nesse primeiro trimestre de 2013, quando os sistemas foram responsáveis por mais de 92% de todos os smartphones comercializados durante o período. As informações são de uma pesquisa divulgada nessa quinta-feira (16) pela companhia International Data Corporation (IDC).

O número de novos smartphones comercializados com Android saltou de 90,3 milhões para 162,1 milhões nos primeiros três meses desse ano, o que significa que o sistema operacional móvel do Google teve uma participação global de 75 %, um aumento de quase 60% sobre o mesmo período de 2012.

Já o iOS, da Apple, se encontra em segundo lugar, subindo apenas 2 milhões, indo de 35,1 milhões para 37,4. Parece que as coisas não estão muito boas para a companhia da Maçã, com as novas vendas de smartphones caindo de 23% para 17%.

Ainda de acordo com a pesquisa, a batalha pelo terceiro lugar continua sendo disputada pelo Windows Phone e o SO da BlackBerry, que, apesar de ter lançado dois novos smartphones recentemente, o BlackBerry Z10 e o Q10, não conseguiu vencer. A IDC afirma que as vendas do sistema caíram de 9,7 milhões para 6,3 milhões. O Windows Phone, por sua vez, viu alguns ganhos significativos, aumentando de 3 para 7 milhões nos últimos três meses.

Embora o Google e a Apple estejam no topo, para Ramon Llamas, gerente de pesquisa da IDC, muita coisa pode mudar no próximo trimestre: “O Android e iOS foram responsáveis pela maior parte dos smartphones vendidos no primeiro trimestre, mas um exame mais detalhado das outras plataformas revela uma possível reviravolta”, afirmou.