Categorias

Android: Novo Malware se espalha na China

Um novo tipo de malware foi identificado por uma empresa de segurança chinesa e está se espalhando entre smartphones equipados com o SO Android. De acordo com a NQ Mobile, o malware já infectou mais de 620 mil aparelhos na China. O vírus rouba dados pessoais dos usuários, garante acesso remoto ao aparelho e ainda se espalha entre outros dispositivos.

O malware se espalha entre os dispositivos por meio de mensagens de texto infectadas, que são reenviadas para todos os contatos da agenda do smartphone. Especialistas da NQ Mobile afirmam que o vírus, chamado de Bill Shocker, está sendo passado através de lojas de aplicativos falsas: quando o usuário instala uma aplicação irregular, o malware também é instalado, fornecendo controle remoto do aparelho aos autores do vírus.

Um comunicado foi enviado pela NQ Mobile para as operadoras de telefonia móvel chinesas, alertando sobre o Bill Shocker e como ele age. A empresa de segurança também disponibilizou um aplicativo gratuito anti-malware para usuários do Android.