Categorias

Android para automóveis ganha versão em Português

O Google anunciou nessa quarta-feira que a versão do Android para automóveis vai estar disponível em Português para veículos fabricados no Brasil a partir do mês de Abril.

O sistema batizado de Android Auto permite que donos  de carros com suporte à tecnologia possam utilizar aplicativos da plataforma enquanto dirigem.

Os veículos podem ter suporte nativo ao Android Auto, como os carros fabricados pela Chevrolet, Honda e Volkswagen, que já colocaram no mercado nacional alguns modelos com essa tecnologia. Entre eles estão o Accord, o Cobalto, o Fox e o Voyage. Até o final do ano, outras montadoras como Fiat, Ford, Hyundai, Mitsubishi e Suzuki já prometeram lançar no Brasil carros com o Android Auto embarcado em suas centrais de entretenimento.

Outra alternativa para os donos de carros é fazer uma conexão USB entre um smartphone Android e um aparelho de som automotivo compatível, com tela multimídia. No momento, apenas a Pioneer oferece um produto no mercado brasileiro que traz o suporte ao Android Auto.

Com o sistema, o motorista controla as aplicações que foram customizadas para serem utilizadas durante situações de trânsito. Os comandos são enviados através de botões instalados no volante, por voz ou com um toque na tela. Através do Android Auto, o motorista, ou o passageiro, podem acessar até 50 aplicativos diferentes, incluindo WhatsApp, Skype, Google Maps e Spotify. No caso de aplicativos de mensagens, o próprio sistema pode reproduzir as mensagens recebidas em voz alta, para evitar que o motorista se distraia.

A iniciativa do Android Auto chega ao Brasil após ter sido adotado em onze países, em veículos de 44 montadoras. O projeto faz parte de uma aliança global  entre o Google, a indústria automobilística e a Nvidia, a chamada Open Automotive Alliance (“Aliança Automotiva Aberta”).