Categorias

Anonymous derrubou site e serviços da Anatel

A crise entre a Anatel, operadoras e consumidores pelo limite do consumo de dados na internet fixa ganhou mais um elemento bizarro: o coletivo hacker Anonymous se meteu na briga.

O grupo derrubou site e serviços da Agência Nacional de Telecomunicações nessa sexta-feira usando um ataque de negação de serviço em seus servidores.

Uma mensagem publicada tanto na página oficial do Facebook quanto na conta do Twitter do braço nacional do coletivo assumiu a autoria do atentado e ameaçou: “Os consumidores não devem temer as operadoras. As operadoras que devem temer seus consumidores”. A ação foi batizada de #OpOperadoras e começou no final da quinta-feira.

Segundo informações do fórum Caiu, que monitora interrupções de serviço em sites brasileiros, o ataque DDoS chegou a atingir picos de tráfego de dezenas de gigabits por segundo, desestabilizando os servidores e tornando as páginas e serviços inacessíveis para um usuário comum. A maior parte desse tráfego adicional veio de endereços IP de fora do país, indicando o uso de botnet contratada ou cooptada para a operação, composta por máquinas muitas vezes infectadas sem o conhecimento de seus usuários.

Durante o ataque, serviços importantes ficaram totalmente indisponíveis, como o serviço que registra reclamações dos próprios usuários e o sistema de homologação de novos aparelhos. Até o momento, a Anatel não se pronunciou oficialmente sobre o incidente. Agora de tarde, o site voltou a funcionar normalmente, embora com lentidão em alguns casos.