Categorias

Anonymous hackeia site do MIT em tributo a Aaron Swartz

Grupo relembra e homenageia ativista em mensagem

Dias após o suicídio de Aaron Swartz, cofundador do Reddit, duas páginas do MIT foram hackeadas para exibir mensagens de homenagem do grupo Anonymous.

O que mais chamou atenção nas mensagens foi o tom mais sério utilizado pelo grupo, que geralmente tem uma abordagem mais agressiva. As publicações alertavam para a acusação que o governo fez contra Swartz, afirmando ainda que o jovem “apenas permitiu a melhoria coletiva do mundo através de dados compartilhados – um ideal que todos nós devemos apoiar”.

Swartz, um ativista que ajudou a estabelecer o padrão RSS, quando tinha 14 anos e também desempenhou um papel na fundação do Reddit, cometeu suicídio na semana passada aos 26 anos. Antes de sua morte, ele havia sido processado por fazer download de milhões de documentos do banco de dados da rede acadêmica JSTOR do MIT. A família do ativista disse em um comunicado que as decisões das autoridades e do instituto haviam contribuído para sua morte. O presidente do MIT, por sua vez, disse que fará uma investigação sobre o papel da universidade no caso.

Mantendo uma abordagem mais séria, o Anonymous não chegou a culpar ou afirmar que o MIT foi responsável pela morte de Swartz e ainda pediu desculpas aos administradores dos sites pelo “uso temporário de seus sites”. O grupo terminou sua declaração com um pedido “você foi o melhor de nós; você ainda pode trazer o melhor em nós.”