Categorias

Aparelho administra dados armazenados em HDs

A Data Robotics anunciou recentemente um produto que promete revolucionar o armazenamento de dados de baixo custo. Chamado de Drobo, o dispositivo protege contra falhas os dados gravados e pode ter sua capacidade expandida sem precisar ser desligado.

Segundo o site do fabricante (drobo.com), o Drobo pode abrigar de dois a quatro discos rígidos SATA de tamanhos diferentes. Os dados são gravados simultaneamente em todos os discos rígidos, portanto se um deles apresentar defeito os outros três mantêm o sistema funcionando sem perdas. Da mesma forma, se for preciso expandir a capacidade de armazenamento do Drobo, basta sacar um dos drives e instalar, no lugar, um HD maior. O software do próprio aparelho cuida de fazer todas as cópias de dados necessárias. O conjunto todo é ligado ao PC pela porta USB e aparece no sistema operacional como se fosse um HD externo comum.

O funcionamento do Drobo lembra os sistemas de RAID, em que um mesmo computador possui vários discos rígidos que gravam, simultaneamente, os mesmos dados. A grande vantagem do Drobo é que o administrador do sistema evita a complicação da configuração do RAID, seja no sistema operacional, seja na montagem física dentro do computador. Com o Drobo, basta ligar a caixinha em uma porta USB e já está funcionando. O fato de se comunicar com o computador por USB parece ser uma das ineficiências mais gritantes do aparelho. A Data Robotics planeja, futuramente, uma interface Ethernet para o Drobo, que serviria assim como Disk Array em rede a 1 Gbit/s, mas alguns analistas prefeririam uma interface FireWire ou eSATA.

Pela sua funcionalidade e bonito design, o Drobo foi chamado de “o iPod do armazenamento” em uma análise da ZDNet, na qual foi escolhido Editor’s Choice em junho de 2007. O preço sugerido segundo o site Engadget, US$ 700, é um tanto alto, principalmente se for levado em conta que o dispositivo não vem com os discos rígidos, que devem ser comprados à parte.

Com informações de Terra.