Categorias

Aplicativo ajuda a organizar e guardar ideias na ‘nuvem’

O bloco de notas está ultrapassado.
O uso de bloco de notas e cadernos de anotações já está mais do que ultrapassado. Além de não ser nada prático, o método de anotar no papel é passível de esquecimentos e perdas justamente na hora em que as notas são mais necessárias.

Que tal usar um programa gratuito para organizar as suas ideias, anotações, páginas de internet favoritas, rascunho de uma mensagem ou um lembrete em arquivo de áudio? E que tal acessar todas as informações de uma maneira organizada, com tags, sendo possível ser compartilhar com os contados preferidos, além de contribuir com o meio ambiente?

sso tudo e muito mais é o que promete o Evernote. Além de ser um programa multiplataforma, ele conta com um serviço online, em que todas as anotações ficam disponíveis em outros computadores e dispositivos móveis protegidas por controle de acesso.

Ferramenta criativa
Pode parecer “clichê”, mas a finalidade do programa é ser uma ferramenta para pessoas criativas, por se tratar de um software que gera um repositório de anotações. Ele acaba sendo um forte aliado no processo criativo, reuniões, estudos ou qualquer situação que aquela ideia ou pensamento não pode se perder por falta de uma maneira eficiente de armazenamento.

Para obter o instalador do programa, acesse o site do fabricante e baixe a versão compatível com o seu sistema operacional. Para os dispositivos móveis, está disponível a versão para o Android, iPhone, iPod, iPad, Palm, Sony Ericsson X Séries, BlackBerry e Windows Mobile. Também estão disponíveis para download as extensões para o navegadores Safari, Google Chrome e Firefox.

Após instalado o programa, é preciso criar um perfil no site do fabricante. Esse cadastro é necessário para viabilizar a sincronia das postagens. Assim, todas as anotações ficam acessíveis mesmo em equipamentos que não possuem o programa instalado.

Para adicionar novas anotações, execute o programa e clique na opção Arquivo> Nova nota, ou se preferir a combinação de tecla de atalho Ctrl + N. A tela de inserção de novas notas se parece muito com a de um editor de texto. Nela, estão disponíveis os principais recursos de formatação.

Se o usuário preferir, é possível compartilhar a localização através do serviço de geolocalização.
Nessa mesma tela de inclusão de novas notas, é possível anexar arquivos de áudio, além de dados complementares sobre a criação da nota. Para usuários mais cautelosos, é possível criptografar as anotações ou parte de um texto selecionado. Por se tratar de um editor de textos, o Evernote oferece o recurso de verificação gramatical para dar aquela força na hora de escrever os textos.

Com informações de G1.