Categorias

Aplicativo do Netflix não funciona mais em dispositivos Android que passaram por jailbreak

Se você fez um jailbreak no seu aparelho Android, a Netflix tem uma notícia ruim para te dar: o aplicativo de streaming não vai mais funcionar.

A medida adotada está relacionada ao sistema de proteção de direitos autorais nativo da plataforma Android, que poderia ser burlado por um usuário mal-intencionado.

Infelizmente, a decisão da Netflix de bloquear o aplicativo em dispositivos com jailbreak irá prejudicar também os usuários legítimos que desejam ter um pouco mais de controle sobre seu sistema operacional móvel. No centro da controvérsia, está a tecnologia Widevine, criada pelo Google para gerenciamento de direitos autorais, para proteger empresas de mídia a nível de root contra a pirataria de conteúdo.

“Com o lançamento de nossa última versão 5.0, nós agora adotamos plenamente o sistema de DRM Widevine DRM oferecido pelo Google”, comunicou oficialmente a Netflix. “Portanto, muitos dispositivos que não são certificados pelo Google ou foram alterados não irão mais funcionar com nosso mais recente aplicativo e esses usuários não irão mais visualizar o aplicativo da Netflix na Play Store”.

Entusiastas da prática do jailbreak já descobriram que, na verdade, o aplicativo da Netflix aparentemente segue funcionando em seus dispositivos, apenas não se atualiza através da loja Google Play. Através da instalação por APK, é possível ter um dispositivo com acesso de root e a última versão do aplicativo do serviço de streaming simultaneamente.

Não se sabe ainda se isso é uma falha na estratégia da empresa a ser corrigida em futuras atualizações ou através de outro processo de autenticação ou uma brecha na implementação que poderá ser utilizada sem problemas pelos usuários. De qualquer forma, a mudança prenuncia um futuro sombrio para aqueles que preferem um controle maior sobre seus próprios dispositivos, sem infringir nenhuma lei, para uso pessoal e customização.