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Aplicativos online feitos em AJAX desapontam usuários

Ajax = Asynchronous Javascript And XML
Muitos usuários corporativos estão desapontados com o desempenho de RIAs (Rich Internet Applications) baseados em AJAX, aponta uma nova pesquisa feita pelo Forrester Research.

Como resultado das limitações do conjunto de instruções, a consultoria recomenda que empresas considerassem outras tecnologias emergentes, como o Adobe AIR, da Adobe, e a Silverlight, da Microsoft.

De acordo com o estudo, os usuários acreditam que os aplicativos AJAX são muito complexos e seu tempo de reação é limitado. Segundo o relatório, o tempo de reação e a velocidade geral de interação com o usuário são sempre limitados em aplicações corporativas que usam a tecnologia.

A renderização local de telas complexas de negócios exige muito tempo da CPU cliente. Uma revenda européia que queria migrar telas do Visual Basic para o AJAX reportou tempos de carregamento de telas complexas de muitos segundos. Em comparação com o carregamento quase instantâneo do antigo aplicativo, o desempenho foi frustrante para os usuários”, relata o estudo.

Além disso, em razão de muitos dos frameworks AJAX tenderem a manter toda a lógica real de negócios no servidor, ao invés de nos sistemas locais, as interações com os usuários requerem uma nova comunicação entre o browser e o servidor a cada novo input. Só para comparar, alguns aplicativos corporativos podem ter até 50 inputs em uma mesma página.

Como resultado, os desenvolvedores AJAX disseram ao Forrester que tiveram que reduzir a validação de inputs em tempo real, em comparação com os modelos tradicionais, para atender os requisitos de desempenho. O relatório ressalta que a validação em tempo real é uma das maiores prioridades para usuários corporativos.

O Forrester afirmou que os vendedores de frameworks baseados em AJAX estão trabalhando duro para superar estas barreiras, mas estão encontrando problemas adicionais.

Por exemplo, o aumento da banda não garante os ganhos de desempenho esperados. O estudo aponta que “a banda tem sido ampliada e as pessoas começam a perceber que o desempenho dos aplicativos não aumenta na mesma proporção”.

Além disso, muitos desktops corporativos rodam antivírus que vasculham cada linha do JavaScript, o que diminui o desempenho do browser.

Estes problemas podem levar os vendedores de AJAX e as empresas de browsers a se mover na mesma direção para resolvê-los, mas o Forrester afirma que o oposto é mais factível.

A Microsoft, por exemplo, está investindo em alternativas como o Silverlight, enquanto o Mozilla sente falta dos “milhares de desenvolvedores” que precisariam para resolver completamente o problema. Enquanto isso, o Safari, da Apple, não tem sido largamente adotado pelos desenvolvedores de software, que desconfiam de sua credibilidade como browser.

No relatório, o Forrester aconselha aos desenvolvedores de aplicativos que se concentrem nas necessidades dos usuários constante em favor dos usuários ocasionais e avaliem novas plataformas como possíveis alternativas ao AJAX. Especificamente, desenvolvedores de aplicativos para médias empresas devem avaliar as tecnologias oferecidas por Microsoft e Adobe como opções.

Grandes desenvolvedores, simultaneamente, devem avaliar seriamente as tecnologias de ambas as empresas, mas manter suas ofertas nas tecnologias tradicionais até que as novas estejam maduras.

Empresas grandes, como Adobe e Microsoft, também devem considerar investimentos no projeto Tamarin – um esforço de código aberto organizado pela Mozilla que pretende construir a próxima geração de engines JavaScript. O projeto poderá também contribuir para o desenvolvimento do Firefox.

O relatório diz ainda que estas companhias também deveriam olhar para a nova geração de clientes Java que se apóiam em metadados desenvolvida por empresas de nicho. “Utilizando um framework cliente-site e tomando cuidado com detalhes que permitam aos fornecedores de aplicativos de negócios trabalhar sobre ele

Para a confecção do estudo, o Forrester analisou três tipos de aplicativos AJAX que estão substituindo clientes tradicionais: mash-ups que usam a linguagem, a reconstrução gradual de páginas em HTML usando AJAX e a substituição total de aplicativos corporativos.

Com informações de Computerworld.