Categorias

Apostar no HTML5 foi o maior erro do Facebook, garante Mark

Zuckerberg vai apostar em dispositivos móveis
O Facebook foi uma das primeiras grandes empresas a adotar a linguagem HTML5 como base. No entanto, o uso dessa linguagem foi um grande erro para a rede social, pelo menos, é o que acredita o CEO, Mark Zuckerberg, ao afirmar isso em uma entrevista.

“Nosso maior erro foi investir em HTML5 ao invés de nos concentrarmos na linguagem nativa. Há apenas dois anos decidimos nos focar em apps nativos. Foi muito doloroso: talvez o maior erro estratégico do Facebook. Apostamos muito em HTML 5 – e não deu certo. Ainda não estava pronto”, afirmou Zuckerberg no evento TechCrunch que aconteceu em Sâo Francisco. Nessa entrevista o fundador deixou bem claro que perdeu dois anos utilizando um sistema mais lento e estável do que outros conhecidos.

O HTML5 é uma nova versão da linguagem de programação usada hoje para desenvolver sites, prometendo algo revolucionarário na forma como os usuários navegam na web. Foi, por isso, que Zuckerberg apostou nesta linguagem. Ele imaginava que essa seria uma maneira mais fácil de desenvolver programas para múltiplas plataformas e tamanhos de tela ao mesmo tempo. Porém seus planos não deram certo.

Agora Zuckerberg pretende manter o foco de sua empresa nos dispositivos móveis. Os aplicativos da rede social passarão a utilizar a linguagem nativa de softwares, por exemplo, IOS da Apple, e o Android do Google.

“Pelos próximos três a cinco anos, a pergunta que todos vão fazer será o quão bem estaremos nos dispositivos móveis”, previu o fundador do Facebook. Para completar sua afirmação, Zuckerberg mencionou que os usuários de redes sociais são mais ativos e, assim, mais rentáveis que os adeptos do desktop.  

Além disso, o fundador do Facebook garantiu que está sendo criado um software do Facebook que todos os sistemas operacionais móveis poderão usar. “Somos agora uma empresa móvel. Tudo o que fazemos é para os dispositivos móveis”, garantiu Zuckerberg.

.