Categorias

Apple ajusta algorítimo da App Store e alguns desenvolvedores sofrem com as mudanças

Tentando manter a App Store justa para todos os desenvolvedores de aplicativos, a Apple costuma muda a forma como seu algoritmo de ranking funciona, impactando a classificação de aplicações na loja online.

Parece que cerca de uma semana atrás a Apple modificou mais uma vez a maneira como seus rankings trabalham, mas desta vez as alterações só impactaram um subconjunto de desenvolvedores de aplicativos para iPads na App Store dos EUA.

Segundo o site Techcrunch, a mudança foi vista quando alguns aplicativos muito populares tiveram quedas enormes no ranking.

apple-muda-algoritmo-app-store

Uma das mais visíveis é a do app para iPad do Facebook, que passou da 2ª posição no tópico “Rede Social” e 7º no ranking “Geral” para 4ª e 24ª posição, respectivamente, em apenas um dia.

Nessa última segunda-feira, ele caiu ainda mais, chegando na posição 38ª em “Rede Social” e 858ª em “Geral”.

As classificações desde então começaram a subir de novo, chegando ao número 2 novamente em “Rede Social”, mas está ainda em 9ª na área “Geral”.

O site consultou uma empresa de marketing móvel chamada Fiksu, que confirmou que também tinha observado o comportamento diferente na App Store para apps do iPad.

“Os aplicativos que caíram saltaram de novo significativamente hoje”, observou o diretor de estratégia da Fiksu, Craig Palli, “mas nem todos eles retornaram para as posições que estavam antes da queda começar na sexta-feira”, completou ele.

Enquanto Palli disse que ainda estava investigando, as mudanças parece ser consistentes com o protocolo de atualização de ranking da Apple.

Essa mudança específica parece ser apenas para aplicativos do iPad, em vez do iPhone. Embora alguns tenham sido afetados, a maioria parecia ser para o tablet.