Categorias

Apple combina o melhor de dois mundos com Fusion Drive

Fusion Drive combina o melhor de dois mundos
A Apple mais uma vez faz sua presença ser notada no mundo da tecnologia enquanto apresenta novidades, atualizações e até mesmo redesigns para produtos já lançados.  E bem no meio disso tudo, ainda consegue surpreender até mesmo aos mais fanáticos por tecnologia: a empresa desenvolveu uma opção de armazenamento totalmente nova para ambos iMac e MacBook Pro: o Fusion drive (algo como “a unidade de fusão” em português).

O Fusion Drive combina o melhor de dois mundos: A alta capacidade, confiabilidade e acessibilidade de um disco rígido tradicional, com a velocidade instantânea de uma unidade de armazenamento de estado sólido, e o melhor de tudo: com preços acessíveis. O problema atual com os drives de estado sólido é que eles custam muito caro para usar o suficiente deles para construir uma unidade que armazena tanto como discos rígidos padrão, como por exemplo, um terabyte.

É aí que entra o híbrido, que é o que a Fusion Drive é. Basicamente, a unidade de fusão traz 128 GB de flash com um hard drive de 1 TB ou 3 TB. O sistema operacional e arquivos que são usados com frequência serão mantidos no flash memory mais próximo. O tempo de inicialização será muito menor do que costumava ser, e certos aplicativos-chave – como, por exemplo, o iTunes e o iWork – serão executados com rapidez.

A indústria do armazenamento tradicional vinha enfrentando certa dificuldade e agora tem uma maneira interessante para permanecer relevante em computadores pessoais. Agora é só esperar para ver unidades semelhantes aparecendo e renovando notebooks em breve.