Categorias

Apple compra empresa que criou Inteligência Artificial que entende emoções

A Apple comprou a startup Emotient, responsável por uma tecnologia de Inteligência Artificial capaz de interpretar expressões faciais e identificar emoções.

Como de praxe, a Apple não se manifestou sobre seus planos para a aquisição nem tampouco comentou valores, mas confirmou a compra para o The Wall Street Journal.

A iniciativa vai ao encontro da previsão do ex-Vice-Presidente do Google, que afirmou que 2016 seria o ano da Inteligência Emocional e que o consumidor viria o surgimento de diversos dispositivos capazes de compreender suas emoções em tempo real.

A Emotient removeu do seu site oficial boa parte do conteúdo sobre seus produtos, mas a startup de San Diego era especializada em vender soluções de análise de reações emocionais para empresas de publicidade e lojistas interessados em estudar a resposta dos usuários a seus produtos ou anúncios. Confira abaixo um dos vídeos oficiais da Emotient mostrando a tecnologia em ação:

https://vimeo.com/122238992

Recentemente, a Apple também adquiriu uma outra empresa de análise facial e captura de movimentos, a Faceshift. É possível que as tecnologias das duas startups se complementem de alguma forma e se encaixem em algum plano ainda não anunciado pela Apple para um produto futuro.