Categorias

Apple está removendo adblockers da App Store por preocupações com privacidade

A Apple está removendo alguns aplicativos de bloqueio de propaganda da App Store por preocupações de que os dados dos usuários poderiam ser expostos a terceiros.

A empresa removeu apps que instalam certificados de root que permitem o acesso a servidores de seu tráfego de internet privada. Embora os serviços façam isso apenas para identificar os anúncios de entrada e bloqueá-los, isso também pode virar um problema de privacidade e segurança.

been-choice
Been Choice foi removido pela Apple

Essencialmente, a permissão significa que os usuários estão inconscientemente permitindo ataques man-in-the-middle e colocando-se em risco de serem espionados ou ter código malicioso injetado em seus navegadores.

Em um comunicado, a Apple disse que está “profundamente empenhada em proteger a privacidade do cliente e sua segurança”. “Estamos trabalhando em estreita colaboração com esses desenvolvedores para colocar rapidamente seus aplicativos de volta na App Store, garantindo que a privacidade do cliente e sua segurança não está em risco,” disse a empresa.

A Apple garantiu ainda que publicará em breve instruções para ajudar os usuários a remover esses aplicativos de seus dispositivos.