Categorias

Apple libera jogos proibidos para menores de idade na App Store brasileira

A App Store brasileira voltou a comercializar jogos com classificação indicativa de 16 anos, depois de meses de banimento. Títulos de ação da Gameloft e versões de jogos de consoles estão disponíveis novamente na loja da Apple.

Desde Março deste ano, houve um impasse entre a loja e o Ministério da Justiça. A legislação proíbe que a loja venda jogos que não acompanhem a classificação indicativa do país onde são comercializados e em Março, o Brasil abandonou o sistema ESRB adotado pela loja e passou a implementar o padrão da IARC (International Age Rating Coalition, ou Coalizão Internacional de Classificação Etária).

Com dois modelos distintos, a App Store ficou impossibilitada de vender jogos exclusivos para maiores de idade até adequar-se à nova classificação. Agora, de acordo com o padrão adotado, jogos classificados como “não recomendados para menores de 16 anos” podem conter “linguagem ofensiva frequente e intensa, violência frequente e intensa realista, em desenhos animados ou fantasia, e temas, adultos, de terror e sugestivos frequentes e intensos, além de acesso irrestrito à web e conteúdo sexual, nudez e referências a álcool, tabaco e drogas.”

tomb-raider-2

Jogos com esta classificação já podem ser encontrados na App Store nacional, como Modern Combat 5:Blackout, Hitman GO, Borderlands 2, Tomb Raider e outros. Embora a classificação da IARC incluir títulos proibidos para menores de 18 anos, nenhum jogo com esta classificação ainda está disponível na loja.