Categorias

Apple pode entrar em batalha legal por mensagens de texto desaparecidas

A Apple pode enfrentar uma ação coletiva nos Estados Unidos sobre a perda de “incontáveis” mensagens de texto de seus usuários, causada pelo iMessage.

O site GigaOm relata que a californiana Adrienne Moore abriu um processo contra a Apple em maio, em nome de si mesma e outros usuários do iPhone que perderam mensagens de texto depois de mudarem para telefones não-Apple. Sua vitória na última segunda-feira lhe permite avançar com uma ação coletiva contra a Apple, alegando que “interferência prejudicial em contrato”.

20130920_imessage-ios-apple

A questão que Moore e outros ex-usuários do iPhone enfrentam é causada pelo serviço iMessage, que usa dados de celular e Wi-Fi para enviar mensagens de texto para outros iPhones e evitar a cobrança das operadoras móveis, mas quando esses usuários param de usar o smartphone, o iMessage ainda segura seus números e tenta enviar as mensagens.

Como resultado, muitos acabam não recebendo essas mensagens. Moore e outros alegam que, mesmo depois de tomar medidas para remover o iMessage, ainda enfrentam este problema e não recebem os textos.

Para evitar futuros processos, a Apple lançou uma ferramenta online que permitir o cancelamento do iMessage.