Categorias

Apple pretende desativar mensagens de texto enquanto usuário dirige

Vários aplicativos móveis no mercado já tentam impedi-lo de enviar  mensagens de texto enquanto dirige, mas um pedido de patente da Apple recém-publicado sugere uma solução mais automatizada.

Publicado hoje no escritório de patentes e marcas dos EUA, uma patente da Apple propõe algumas diferentes maneiras de bloquear mensagens de texto e outras funções do celular enquanto o dono do smartphone estiver dirigindo.

Apple já se aventura no meio dos carros com seu sistema CarPlay
Apple já se aventura no meio dos carros com seu sistema CarPlay

Em um exemplo, a tecnologia da Apple iria trabalhar por conta própria através da detecção do movimento do condutor e/ou analisar a paisagem e cenário ao redor. O detector de movimento usaria sensores a bordo do telefone para dizer se o carro está se movendo acima de uma certa velocidade. O analisador de cenário iria usar a câmera do telefone para determinar se ele está sendo segurado pelo condutor do carro.

Se uma bandeira vermelha sobe, um mecanismo de lock-out então desativar automaticamente a opção de mensagens de texto e outras funções do telefone.

Em um segundo exemplo, seu carro essencialmente iria informar ao seu telefone quando é hora de ficar silencioso. Depois de dar partida no veículo, a chave de ignição enviaria um sinal para o dispositivo desativar mensagens de texto e outros recursos.

Embora seja uma tecnologia interessante, o pedido de patente não significa que o recurso será lançado, então teremos de esperar para saber mais.