Categorias

Aquele textão no Facebook? Provavelmente não serve pra nada

Não adianta bater boca contra quem apoia o Partido X, não adianta escrever textão contra o Partido Y: a grande verdade é que ninguém está ouvindo no Facebook.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que a vasta maioria dos usuários não muda de opinião depois de ler o que seus amigos pensam.

Os norte-americanos estão vivendo agora um acirrado debate político em ano de eleições e o país se polarizou entre Hillary Clinton e Donald Trump, os dois principais candidatos ao cargo de presidente da maior potência mundial. Mas as conclusões do levantamento realizado pela empresa Rantic, especializada em mídia social, se aplicam a qualquer lugar do mundo: toda essa discussão não está levando a lugar nenhum e só está desfazendo amizades.

A Rantic entrevistou 10.000 usuários do Facebook que se identificavam como Democratas, Republicanos ou Independentes, as três opções de alinhamento do espectro político nos Estados Unidos. Cerca de 94% dos Republicanos admitiram que não mudam de opinião por nenhuma postagem publicada na rede social, enquanto os Democratas ficam com 92% de firmeza em suas convicções. Mesmo os mais flexíveis, os que não apoiam nenhum dos dois lados, ainda tem 85% de certeza de que não vão mudar de ideia dentro do Facebook.

Entre os entrevistados, cerca de um terço deles declarou que redes sociais não são o espaço adequado para discussões sobre o tópico e muitos admitiram que romperam amizades por causa de postagens publicadas. Nesse último ponto, os Democratas lideram, com 18% deles revelando que já deixaram ser amigos de outros usuários depois de “textão” político, enquanto 12% dos Republicanos já desfizeram amizades. Os ditos Independentes são os mais tranquilos e apenas 9% romperam vínculos por causa de política no Facebook.