Categorias

Artistas se inspiram em sistemas de recomendação de sites

Estamos tão acostumados com o sistema de recomendações por algoritmos de sites e serviços que uma dupla de artistas londrinos resolveu se inspirar no conceito para seu projeto.

Batizada de “Signs of Times”, a iniciativa utiliza a linguagem das sugestões de produtos similares e a aplica em intervenções artísticas em paisagens e atividades do mundo real.

“Quem comanda o mundo? Algoritmos de recomendação e filtragem colaborativos”, querem alertar Scott Kelly e Ben Polkinghorne. “Também conhecidos como sugestões do tipo ‘consumidores que compraram esse item também compraram…’.  Elas se tornaram onipresentes no mundo online, determinando o que nós visualizamos, compramos e curtimos”, explicam os artistas. Para contestar a prática e despertar sentimentos nas pessoas, eles foram em lugares reais na Nova Zelândia e espalharam sua crítica:

Ainda de acordo com a dupla, “talvez você esteja preocupado na medida em que sua vida se move online e Alexa se muda para sua sala de estar que suas decisões estão sendo essencialmente feitas por você. Talvez você esteja preocupado que você viva em uma bolha. Talvez você nunca tenha pensado a respeito”.

Kelly e Polkinghorne tiveram a ideia para o projeto durante uma viagem à Nova Zelândia e contaram com o apoio de um criador de placas de Auckland. Com o material já produzido, a dupla percorreu locações em busca dos locais perfeitos para instalar suas “recomendações”.