Categorias

As 15 Melhores Pegadinhas do Google de 2012

Google: retrospectiva de 'pegadinhas'
Todo mundo sabe que o Google gosta de uma brincadeira e não perde a oportunidade para esconder uma boa piada seja em seu mecanismo de busca, seja no Chrome, no Maps ou qualquer outro serviço que possua. Conheça agora as 15 melhores “pegadinhas” de 2012, segundo o site PC World:

  1. Zerg Rush: este até já comentamos por aqui, mas basta digitar “zerg rush” no Google para ter sua tela invadida por um enxame de letras “o”, formando um mini-jogo.
  2. Feeling Lucky: esta brincadeira só funciona na versão não-regional da página de busca, em google.com. O botão “I’m feeling lucky” (“estou com sorte”, na versão .com.br), velho conhecido dos pesquisadores, agora pode mudar de mensagem e função quando se posiciona o mouse em cima. Ele pode se transformar em “I’m feeling hungry” ou “I’m feeling artistic” ou outros “sentimentos”.
  3. Ninja no Google Reader: o grande problema dos ninjas é que eles podem estar em qualquer lugar… digite o famoso Konami Code (pra cima, pra cima, pra baixo, pra baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, b, a) na página do Google Reader e um ninja aparecerá na barra lateral.
  4. Piadas matemáticas: se você pesquisar por um sistema numérico no Google, a página de busca trará a quantidade de resultados escrita naquele sistema! Tente “hexadecimal”, “binary” ou “octal”, por exemplo.
  5. Google Maps em 8 bits: esta versão retrô do serviço de mapas foi lançada para o Primeiro de Abril do Google e já saiu do ar.
  6. Moog: Em 23 de Maio, o Google fez uma homenagem ao 78º aniversário de Robert Moog, o inventor do sintetizador. O doodle era uma versão funcional de seu famoso instrumento musical e ainda está disponível.
  7. Busca Realmente Avançada: esta também fez parte das brincadeiras de Primeiro de Abril do Google e trazia uma versão semanticamente confusa do mecanismo de busca…
  8. Homenagem a Alan Turing: este doodle fez parte da celebração do centenário de Alan Turing. A brincadeira ainda pode ser acessada e traz um enigma matemático.
  9. Relatórios de Outros Planetas: Mais uma do Primeiro de Abril, mas uma que ficou bem escondida. Uma postagem falsa no blog do Google Analytics anuncia a chegada de estatísticas de visitação de outros planetas!
  10. Mini-Jogo no Android: Toda versão do Android tem um segredo escondido. Para destravá-lo, vá para o menu “About phone” e pressione “Android version” diversas vezes. Na versão 4.1 (Jelly Bean), aparece uma jujuba (“jelly bean”, em inglês) gigante! Se apertar a jujuba por um certo tempo, um mini-jogo será ativado.
  11. Entrando em Mordor: Esse é para os fãs de Tolkien! Entre no Google Maps em qualquer lugar, clique em “Get Directions”, selecione o modo “walking”, escreva na origem “The Shire” e no destino “Mordor”. O Google é seu amigo e avisa: “Use caution – One does not simply walk into Mordor.”
  12. Google Beatbox: Eu não sei como descobriram essa… vá até o Google Translate, selecione o idioma de origem como  English e o idioma de destino como German, digite o texto “pv zk bschk pv zk pv bschk zk pv zk bschk pv zk pv bschk zk bschk pv bschk bschk pv kkkkkkkkkk bschk bschk bschk” (não, é sério) e clique no pequeno botão “Listen” no canto inferior direito da caixa de texto. Não apenas o botão se transformou em “Beatbox” como também, o som é… peculiar.
  13. Kevin Bacon: uma brincadeira obscura da internet é tentar descobrir quantos “degraus” separam um determinado ator do astro de Footloose, Kevin Bacon. Para quem não quer queimar neurônios, o Google traz a resposta! Digite “NOME DO ATOR bacon number” no mecanismo de busca e veja o resultado.
  14. Chrome Multitarefa: Mais uma do Primeiro de Abril do Google, com o anúncio do modo “multitarefa” do Chrome, que permitia utilizar mais de um mouse com o navigador oficial do Google.
  15. Pegadinhas do Data Center: O Google liberou um passeio no melhor estilo Street View por dentro de seu Data Center. Obviamente, foi mais uma oportunidade para brincadeirinhas. Quem passeou virtualmente por estes corredores já encontrou um boneco gigante do Android, um stormtrooper de Guerra nas Estrelas e outras “pegadinhas”.

O ano ainda não acabou e o Google ainda pode aprontar das suas. Caso contrário, 2013 promete ser mais um ano divertido para seus engenheiros e usuários.