Depois de estrear no Windows Phone no ano passado, a assistente virtual Cortana da Microsoft se expandiu para o ambiente Windows e a partir de hoje está disponível também para iOS e Android.
O aplicativo por enquanto está restrito para usuários da China e dos Estados Unidos, onde a nova versão é capaz de se sincronizar com os dados do usuário armazenados no Windows 10.
A assistente virtual ainda não terá todas as funcionalidades que já existem nas plataformas Windows 10 e Windows Phone, mas a Microsoft garante que Cortana já é capaz de realizar tarefas básicas, como agendamento de voos, gerenciamento de interesses, notificações sobre o clima e lembretes. A empresa promete uma maior integração com o iOS e o Android no futuro e já está trabalhando nessa questão.
Os usuário de Android que possuem o Cyanogen instalado já verão uma maior integração do aplicativo. Nesse ambiente, Cortana já aceita comandos de voz e a ativação com a chamada “Hey Cortana”. Graças ao Cyanogen, a assistente virtual também consegue acessar características do sistema operacional e consegue executar comandos como ativar o modo silencioso, trocar de redes ou gerenciar o uso de energia no dispositivo.
Uma das metas da Microsoft é implementar o conceito de “tarefa continuada” em que uma atividade é iniciada em um dispositivo e pode ser concluída em outro através da ajuda de Cortana.Por enquanto, já é possível responder mensagens recebidas no Android através do Windows 10, mas a Microsoft planeja outras formas de continuidade para o futuro.
No entanto, os projetos esbarram nas limitações de acesso impostas pelos proprietários dos sistemas operacionais. No caso da Apple, por enquanto, não é possível implementar esse tipo de serviço dentro do iOS.