Categorias

Assistente virtual do Facebook Messenger agora entende Português

Sete meses após sua estreia nos Estados Unidos, o assistente virtual do Facebook Messenger chega ao Brasil entendendo o nosso idioma e querendo dar uma mãozinha para os usuários do aplicativo móvel.

O sistema de Inteligência Artificial M é mais discreto que suas alternativas mais famosas, como Siri ou Cortana, e funciona fazendo um monitoramento de fundo das conversações do usuário, aguardando uma oportunidade para oferecer ajuda.

Desta forma, por exemplo, ao detectar uma pergunta do tipo “onde você está?”, o assistente digital pode sugerir ao usuário que poste sua localização. Ao perceber que diversos usuários estão debatendo a escolha de um restaurante, M se manifesta com sugestões ou com a possibilidade de realização de uma enquete. Outras funcionalidades integradas com serviços de terceiro ainda não estão ativadas no Brasil, como acontece nos Estados Unidos.

De acordo com o Facebook, M respeita a privacidade do usuário, não passa por nenhum operador humano e seu uso pode ser desabilitado permanentemente nas configurações do aplicativo. Entretanto, como o sistema aprende pelo uso, se o usuário ignorar as sugestões diversas vezes o próprio assistente virtual se tornará menos ativo, ao compreender que não há interesse em suas funções.

Laurent Landowsky, diretor de produtos para a M dentro da equipe do Messenger esclarece que “as pessoas ainda não têm o hábito de perguntar coisas para um assistente virtual, mas elas estão acostumadas a conversar com os amigos, então focamos em tentar ser ajudá-las por meio de um serviço que elas já usam”.

Desta forma, o uso do assistente no aplicativo se torna corriqueiro e customizado: por exemplo, se o usuário tem o hábito de enviar figurinhas em suas conversações, M funcionará como um auxiliar que recomenda figurinhas similares com frequência.