Categorias

Autoridades norte-americanas inocentam Tesla de acidente fatal

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) dos Estados Unidos concluiu que o sistema de piloto automático da Tesla é inocente no acidente fatal ocorrido no ano passado.

Após seis meses de extensa investigação, o relatório concluiu que o motorista teve sete segundos para agir antes do impacto com o reboque de trator que cruzava a pista e provavelmente a distração foi a causa da colisão.

Segundo o estudo realizado pelo órgão do governo norte-americano responsável pela fiscalização da segurança nas estradas, a função AutoPilot da Tesla não possui autonomia para ser responsabilizado por esse tipo de acidente e funciona somente como um sistema de assistência ao motorista. A fabricante do veículo especifica essa característica de forma satisfatória de acordo com as autoridades e estabelece que o motorista deve permanecer com as mãos no volante e preparado para assumir o comando a qualquer instante.

Sendo assim, a NHTSA não encontrou nenhum defeito de fabricação ou design no sistema, tampouco falha de comunicação entre a Tesla e seus consumidores: a empresa oferece extensa informação sobre as limitações do chamado piloto automático e orienta para a direção segura. O relatório ainda apresenta dados que comprovam que a implementação do AutoPilot ajudou a reduzir em 40% o número de acidentes envolvendo veículos da fabricante.

Em um comunicado à imprensa, a Tesla limitou-se a afirmar que “a segurança de nossos consumidores vem em primeiro lugar e nós apreciamos a dedicação da NHTSA em seu relatório e em sua conclusão”.