Categorias

Backup on-line deverá movimentar US$ 715 milhões em 2011

As conexões estão cada vez mais rápidas no país
O mercado de backup on-line de dados deverá quadruplicar até 2011, segundo a consultoria IDC. A expectativa é que, naquele ano, esse segmento movimente US$ 715 milhões, num crescimento anual médio de 33,3% a partir de 2006.

A previsão do IDC é baseada em uma combinação de fatores favoráveis para o segmento. O principal deles é o enorme crescimento no volume de dados gerado por indivíduos e pequenas empresas em todo o mundo.

“Consumidores e pequenas empresas estão especialmente interessados em métodos alternativos de proteger seus dados, uma vez que os métodos tradicionais para backup não são eficientes em termos de eficácia, confiabilidade e facilidade de uso”, disse o diretor de pesquisa de Serviços de Armazenamento de Dados do IDC, Doug Chandler.

“O backup on-line se tornou mais atraente para muitos clientes com o maior acesso a conexões de banda larga, com a maior familiaridade dos consumidores com serviços baseados na internet e com o crescimento na demanda das empresas por uma alternativa remota de proteção de dados”, completou.

Segundo o IDC, até 2011, mais da metade do faturamento desse setor virá dos mercados da América do Norte, com outras regiões ganhando mais destaque a partir desse ano.

Por muito tempo, a consultoria afirma que as pequenas empresas e os consumidores serão os principais usuários desse tipo de serviços, com ritmo de adoção muito menor por parte de grandes e médias corporações.

Além disso, o IDC ainda prevê que o crescimento anual desse mercado deverá começar a diminuir de ritmo já no começo de 2010. O motivo dessa expectativa é que, nessa época, os serviços já estarão bastante padronizados e o mercado será mais sensível à competição por preços.

Além disso, nessa ocasião os fornecedores já deverão estar consolidados e, em alguns casos, o backup o-nline poderá se tornar uma característica adicional de serviços on-line e baseados na internet mais abrangentes.

Com informações de G1.