Categorias

Baidu, o Google chinês, também está desenvolvendo carros inteligentes

O motor de busca chinês Baidu, conhecido como “o Google da China”, confirmou na última sexta-feira que, assim como o Google e seus carros de auto-condução, está tentando reinventar a forma como as pessoas dirigem.

Kai Yu, vice-diretor do Instituto de Aprendizagem do Baidu, disse ao The Next Web que sua empresa planeja manter os motoristas no controle, oferecendo apenas uma ajuda extra. “Filosoficamente, temos uma diferença fundamental de olhar para este tipo de coisa”, disse ele. “Eu acho que, no futuro, um carro não deve substituir totalmente o motorista, mas sim deve oferecer liberdade”.

Baidu disse que vem desenvolvendo um carro desde maio, embora é esperado que o primeiro protótipo seja produzido apenas em 2015. O carro deve ter um volante, bem como pedais de aceleração e freio.

People talk in front of a Baidu's company logo at Baidu's headquarters in Beijing

“Liberdade significa que o carro é inteligente o suficiente para operar por si só, como um cavalo, e tomar decisões em situações de estradas diferentes”, disse Yu. “Sempre que o motorista quer retomar o controle, ele poderá fazer isso”.

Além de desenvolver um carro inteligente, a empresa também disse estar desenvolvendo bicicletas de auto-condução que poderiam ajudar os pilotos a andarem em ruas movimentadas.