Categorias

Bancos usam dominio exclusivo contra fraudes

Bancos utilizam domínios exclusivos contra fraudes
Dez bancos brasileiros já aderiram ao domínio de Internet “b.br”, cerca de um mês após a implantação do sistema. O objetivo é oferecer mais segurança para os clientes que fazem movimentações financeiras por meio do Internet Banking.

De acordo com informações do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), os bancos Alfa, Bonsucesso, Bradesco, BVA, Banco Cooperativo Sicredi, Bic Banco, Prosper, Schahin, Banrisul e Paraná Banco já têm novo endereço.

Com a nova extensão, os usuários ficam mais protegidos das práticas maliciosas da Internet, como o phising scam, que tem como objetivo roubar senhas e outras informações sigilosas dos internautas para fins ilegais.

O domínio b.br tem um novo sistema de identificação chamado DNSSEC (Domain Name System Security Extensions), que garante a segurança do endereço acessado e será obrigatório em todos os nomes. O protocolo permite que usuário valide uma resposta após checar a integridade da página.

O diretor-presidente do NIC.br Demi Getschko, explica que a medida dedica um espaço exclusivo às instituições financeiras e as diferencia das demais aplicações comerciais, evitando uma série de fraudes.

De acordo com informações divulgadas por Getschko, ao acessar a página na Internet, a pessoa tem a URL digitada convertida para um número. Ele afirma que, se um agente malicioso realizar essa tradução e levar o usuário para outro endereço, o ‘b.br’ que tiver o DNSSEC por trás garantirá a proteção na rede. O CGI (Comitê Gestor da Internet) ficará encarregado de fazer essa conversão de letras em números em sites “b.br”. O NIC.br será o responsável pela triagem das instituições.

Para uma movimentação mais protegida

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) disponibiliza em seu site na Internet várias dicas para realizar transações financeiras. Confira as principais: Mantenha antivírus atualizado instalados no computador que utilizar para ter acesso aos serviços bancários; troque a sua senha de acesso ao banco na Internet periodicamente; só utilize equipamento efetivamente confiável. Não realize operações em equipamentos públicos ou que não tenham programas antivírus atualizados nem em equipamento que não conheça. Não execute aplicações nem abra arquivos de origem desconhecida. Eles podem conter vírus e outras aplicações prejudiciais, que ficam ocultas para o usuário e permitem a ação de fraudadores sobre sua conta, a partir de informações capturadas após a digitação no teclado; cuidado com e-mails não solicitados. Acompanhe os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco.

Com informações de Jornal O Globo – Blog Telefonia e Etc..