Categorias

Barack Obama está no Facebook

Ninguém menos que Barack Obama juntou-se aos bilhões de usuários que o Facebook possui em todo mundo e criou sua própria conta na rede social.

O perfil traz a abreviatura POTUS (“Presidente dos Estados Unidos”, no original em inglês) no endereço, mas são a foto e o nome de Obama que abrem o topo da página.

Ele se descreve como “pai, marido e 44º Presidente dos Estados Unidos”. Percebe-se logo que não se trata de um perfil qualquer, porque a descrição intimista é logo sucedida por um aviso legal: “comentários e mensagens recebidas através desta conta podem ser arquivados”.

Sua primeira postagem mantém a tentativa de se estabelecer uma intimidade com o público: “eu espero que vocês imaginem isso aqui como um lugar onde nós podemos ter conversações reais sobre as mais importantes questões que nosso país enfrenta – um lugar onde vocês podem ouvir diretamente de mim”.

Hello, Facebook! I finally got my very own page. I hope you’ll think of this as a place where we can have real…

Posted by President Obama on Segunda, 9 de novembro de 2015

Não é a primeira conta com o nome de Barack Obama na rede social. Enquanto estava em campanha presidencial, o candidato ao cargo já tinha perfil no Facebook. A conta permanece ativa desde então e é bem provável que Obama volte a utilizá-la como sua única página na rede social quando sair da Casa Branca.

A iniciativa, na verdade, é mais uma etapa do processo de humanizar o ocupante do cargo de Presidente da nação mais tecnológica da Terra. O governo já havia criado uma conta POTUS no Twitter em Maio deste ano, então nada mais natural que prestigie também a rede social mais popular dos últimos anos. Não será de se espantar se surgirem também contas oficiais no Instagram ou Snapchat.