Categorias

Bill Gates diz que balões de internet do Google não vão ajudar os pobres

O Bill Gates vem questionando se o Projeto Loon do Google, um esforço para levar gigantes balões com internet para países menos desenvolvidos, é realmente uma boa ideia.

Durante uma entrevista à Bloomberg Businessweek, o co-fundador da Microsoft foi perguntado se ele achava que levar internet para determinadas partes do mundo realmente ajudaria a resolver problemas mais profundos: “Quando você está morrendo de malária, você vai olhar para cima e ver o balão e eu não tenho certeza de como ele vai ajudar”, explicou Gates.

Bill Gates acredita que países pobres precisam de mais cuidados
Bill Gates acredita que países pobres precisam de mais cuidados

A organização sem fins lucrativos de Gates, a Fundação Bill & Melinda Gates, tem trabalhado intensamente para tentar livrar os países em desenvolvimento da malária. “Quando uma criança apresenta diarreia, não, não há nenhum site que alivia isso”, continuou ele. Gates também explicou que ainda é “um grande crente da revolução digital” e que aprecia quem tenta conectar centros de cuidados de saúde e escolas, mas a maioria dos portais não ajuda muito países de renda realmente baixa.

Gates também expressou desapontamento em outros trabalhos de caridade da gigante, especialmente o site sem fins lucrativos Google.org, que “desenvolve tecnologias para ajudar nos desafios globais”: “O Google começou dizendo que iria fazer um amplo conjunto de coisas. Eles contrataram [o ex-líder do Google.org] Larry Brilliant, e conseguiram uma fantástica publicidade. Então eles fecharam tudo”, explicou.