O “Desafio do Balde de Água Gelada” segue encharcando grandes figuras do mundo da tecnologia. Desta vez, Bill Gates e o CEO da Apple, Tim Cook, toparam o desafio em prol da campanha contra a Esclerose Lateral Amiotrópica (ALS, da sigla em inglês).
Bill Gates foi convidado para participar por Mark Zuckerberg, na semana passada. O fundador da Microsoft preparou um vídeo bem-humorado para mostrar que nerd que é nerd transforma tudo em um elaborado projeto de engenharia:
Como quem passa pelo banho gelado ganha o direito de desafiar outras três pessoas, Gates convidou Elon Musk (CEO da SpaceX, que já completou o desafio), Ryan Seacrest (apresentador de televisão, responsável pelo programa American Idol) e Chris Anderson (organizador do TED e que também já completou seu desafio).
Enquanto isso, Tim Cook, que foi chamado para participar da campanha por Phil Schiller, do alto-escalão da Apple, também não fugiu da água gelada e transformou a brincadeira em um evento na Apple, com direito a música ao vivo (até o cantor entrou na dança):
O objetivo do “Desafio do Balde de Água Gelada” é chamar atenção para o problema da Esclerose Lateral Amiotrópica e angariar fundos para a pesquisa de uma cura e tratamentos. Entre o começo da campanha, em 29 de Junho, até o dia 12 de Agosto, antes mesmo da participação das personalidades da indústria da tecnologia, a Associação Americana para ALS já tinha recebido US$ 1,35 milhão em doações. Para fins de comparação, no mesmo período no ano passado, a quantia arrecada foi de somente US$22 mil. Até o momento, a “brincadeira” já conseguiu arrecadar quase 8 milhões de dólares.