0 Compartilhamentos 543 Views

Bill Gates recomenda 5 livros que todos deveriam ler

Sem ter o que ler nesse feriadão? Que tal dar uma olhada na lista de livros sugeridos por ninguém menos que Bill Gates?

O bilionário fundador da Microsoft atualmente envolvido em causas filantrópicas é um leitor conhecido de longa data e separou cinco opções que ele considera indispensáveis na biblioteca de qualquer um.

“Os cinco livros seguintes são simplesmente aquele que eu amei, me fizeram pensar de novas formas e me mantiveram lendo muito depois da hora que eu já devia ter ido dormir. Como resultado, é uma lista eclética – desde um romance de ficção-científica de 800 páginas de uma lenda local até um livro de 200 páginas de não-ficção sobre como o Japão pode conseguir recuperar seu fôlego econômico. Eu espero que você encontre pelo menos um que o inspire a ir além do caminho manjado quando você tiver algum tempo para você mesmo”, escreveu Gates em seu blog.

O executivo ainda teve tempo de preparar um vídeo para ilustrar sua seleção:

Confira a lista completa dos livros recomendados por Bill Gates:

  1. Seveneves, de Neal Stephenson (sem tradução no Brasil).  “Eu não tinha qualquer coisa de ficção-científica por uma década, quando uma amiga recomendou esse livro. Eu fico grato que ela tenha feito isso. O enredo já se inicia na primeira frase, quando a Lua explode. As pessoas deduzem que em dois anos uma chuva cataclísmica de meteoros irá extinguir toda a vida na Terra, então o mundo se une em um plano para manter a humanidade sobrevivendo lançando tantas espaçonaves quanto possível em órbita”.
  2. O Poder do Pensamento Matemático – A Ciência de Como Não Estar Errado, de Jordan Ellenberg. “Ellenberg, um matemático e escritor, explica como a matemática está presente em nossas vidas diárias, mesmo sem a gente saber. Cada capítulo começa com um assunto que parece convencional – como eleições políticas ou a loteria em Massachusetts – e então usa isso como um ponto de partida para explicar a matemática envolvida”.
  3. The Vital Question, de Nick Lane (sem tradução no Brasil). “Nick é um desses pensadores originais que fazem você dizer: Mais pessoas deviam conhecer o trabalho desse cara. Ele está tentando corrigir um erro científico fazendo as pessoas apreciarem plenamente o papel que a energia exerce em todas as coisas vivas. Ele argumenta que nós só podemos compreender como a vida começou e como os seres vivos se tornaram tão complexos ao entender como a energia funciona”.
  4. The Power to Compete, de Ryoichi Mikitani e Hiroshi Mikitani (sem tradução no Brasil). “Hoje, naturalmente, o Japão é intensamente interessante para qualquer um que siga a economia global. Por que suas empresas – os gigantes dos anos 80 – foram eclipsados por competidores na Coreia do Sul e na China? E elas podem retornar? Essas questões estão no coração desta série de diálogos entre Ryoichi, um economista que morreu em 2013, e seu filho Hiroshi, fundador da empresa de internet Rakuten”.
  5. Uma breve história da humanidade – Sapiens, de Yuval Harari Noah. “Tanto eu quanto Melinda lemos esse e gerou muitas conversas incríveis na mesa de jantar. Harari assume um desafio avassalador: contar a história da raça humana em apenas 400 páginas. Ele também escreve sobre nossa espécie hoje e como a Inteligência Artificial, engenharia genética e outras tecnologias vão nos mudar no futuro”.
Carregando...

Você pode se interessar

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora
Artigos
62 visualizações
Artigos
62 visualizações

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora

Carlos L. A. da Silva - 19 de outubro de 2021

O novo sistema operacional da Microsoft está entre nós, mas talvez não seja uma boa ideia pular de cabeça.

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)
Artigos
206 visualizações
Artigos
206 visualizações

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)

Carlos L. A. da Silva - 6 de outubro de 2021

V8 é o interpretador JavaScript, também chamado de máquina virtual Javascript, desenvolvido pela Google e utilizado em seu navegador Google Chrome. Com o peso de seus criadores e a quase onipresença do navegador, foi apenas uma questão de tempo para essa implementação do JavaScritp se tornar dominante no mercado. Entretanto, um bom desenvolvedor sabe que […]

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
385 visualizações
Artigos
385 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
484 visualizações
484 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021
Top 25 comandos do Git
Artigos
618 visualizações
618 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021
Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
672 visualizações
672 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021