0 Compartilhamentos 590 Views

Bill Gates revela o que faria se fosse pobre

14 de novembro de 2017

Bill Gates não é mais o Homem Mais Rico do Mundo. Ele agora é o segundo homem mais rico do mundo desde que Jeff Bezos, fundador da Amazon, voltou ao topo no início desse mês.

Mas o que Gates faria se realmente fosse pobre? Se fosse obrigado a viver na extrema pobreza, na linha da miséria? “Essa é uma pergunta real para quase 1 bilhão de pessoas”, explica o fundador da Microsoft em uma entrevista recente e ele dá sua resposta: galinhas.

Através de seu trabalho à frente da Fundação Bill e Melinda Gates, o executivo aposentado conheceu de perto a desigualdade e a falta de recursos de uma população que às vezes precisa se sustentar com cerca de dois dólares por dia. Para Gates, a melhor saída para essa situação, além do conhecimento, é a criação de galinhas: “parece engraçado, mas eu falo sério quando digo que estou entusiasmado com as galinhas”.

Gates acrescenta: “através do meu trabalho com a fundação, conheci muitas pessoas em países pobres que criam galinhas e aprendi muito sobre os prós e contras de possuir essas aves – como um menino da cidade de Seattle, eu tinha muito a aprender! É bastante claro para mim que praticamente qualquer pessoa que esteja vivendo em extrema pobreza estaria melhor se tivesse galinhas”.

E explica: “elas são fáceis e baratas de cuidar. Muitas raças podem comer o que encontram no chão (embora seja melhor se você puder alimentá-las, porque elas crescerão mais rapidamente). As galinhas precisam de algum tipo de abrigo onde possam aninhar e, à medida que sua granja cresce, você pode querer um pouco de madeira e arame para fazer um viveiro. Finalmente, as galinhas precisam de algumas poucas vacinas. A que impede a mortal doença de Newcastle custa menos de 20 centavos”.

Bill Gates acaba provando porque chegou onde chegou e como conseguiria sair da pobreza, mesmo começando por baixo: “elas são um bom investimento. Suponha que uma novo fazendeira comece com cinco galinhas. Um dos seus vizinhos possui um galo para fertilizar os ovos das galinhas. Depois de três meses, ela pode ter um grupo de 40 filhotes. Eventualmente, com um preço de venda de 5 dólares por frango – o que é típico na África Ocidental – ela pode ganhar mais de 1.000 dólares por ano, acima da linha de pobreza extrema, que é de cerca de 700 dólares por ano”.

Não por acaso, a Fundação Bill e Melinda Gates incentiva a criação de galinhas em várias regiões de extrema pobreza: “ao lado de parceiros em toda a África subsaariana, estamos trabalhando para criar sistemas de mercado sustentável para aves domésticas. É especialmente importante para esses sistemas garantir que os agricultores possam comprar aves que foram devidamente vacinadas e que se adequam às condições de crescimento local. Nosso objetivo: ajudar 30% das famílias rurais na África subsaariana a aumentar as raças melhoradas de galinhas vacinadas, acima dos apenas 5% atualmente”.

 

Carregando...

Você pode se interessar

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
64 visualizações
Artigos
64 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
180 visualizações
Artigos
180 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021

Vacinas contra o coronavírus contam com aparato sofisticado de cibersegurança que bateu de frente com tentativa de ação de hackers.

Top 25 comandos do Git
Artigos
316 visualizações
Artigos
316 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021

Git é uma mão na roda para source control, mas pode ficar melhor ainda conhecendo os comandos certos.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
374 visualizações
374 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021
10 jogos que todo programador deveria conhecer
Artigos
689 visualizações
689 visualizações

10 jogos que todo programador deveria conhecer

Carlos L. A. da Silva - 1 de agosto de 2021