Categorias

Bing, da Microsoft, ganha integração com redes sociais

Bing integrado com redes sociais
O Bing, serviço de busca da Microsoft, começa a aumentar a temperatura da briga com o Google mediante o lançamento de diversos novos recursos, que passam a se tornar disponíveis a partir desta quarta-feira (11/11).

As mudanças marcam o emergente “Bing 2.0”, apelido que não é assumido oficialmente pela Microsoft mas que é utilizado internamente por muitos de seus funcionários.

A lista de novidades inclui a exibição dos resultados do Wolfram Alpha à pesquisa do Bing, melhorias nas pré-visualizações dos sites que aparecem nos resultados, uma apresentação mais caprichada das previsões do tempo e um avanço na integração do Bing com o Facebook.

Essas implementações são as mais recentes de uma série de atualizações aplicadas pela Microsoft ao Bing, que inclui ainda o Visual Search, a integração com Twitter e Facebook, as melhorias no Bing Maps e até uma mudança de nome, de MSN Video para Bing Video.

Note que, se você visitar o Bing hoje, ele não lhe parecerá especialmente diferente. É que vai levar algum tempo até que os servidores do Bing sejam atualizados com as inovações.

Confira o que começa a mudar no Bing a partir de hoje.

Integração com o Wolfram Alpha
O Bing fechou uma parceria com o Wolfram Alpha, a ferramenta de conhecimento computacional, que pode ajudá-lo até a tomar melhores decisões para sua saúde – e sua cintura.

Quando buscar informações sobre um alimento específico no Bing, você encontrará entre os resultados o conteúdo nutricional de seus hambúrgueres e guloseimas preferidas, como o Big Mac, e vários doces.

Quando descobrir o que há de errado em sua dieta, você poderá usar a integração do Wolfram Alpha com o Bing para determinar seu índice de massa corpórea.

O IMC é amplamente utilizado, e às vezes de forma controversa, para estimar seu peso ideal baseado em sua altura. Para descobrir seu IMC no Bing, simplesmente digite “BMI” (de “body mass index”, em inglês) na barra de pesquisa, seguido de seu peso e altura, tal como “BMI 1.67, 75 kg”.

Pré-visualização com imagens

Quando estreou no começo deste ano, o Bing trouxe um recurso chamado Quick Preview, que nos deixa ver um resumo, em texto, das páginas dos resultados de busca.

O conceito não era novo, mas para o Bing isso era um modo eficaz de reduzir o chamado “clique ruim” – a escolha cega de um resultado de busca, apenas para descobrir que o tal site não tinha o que você esperava.

Esse recurso ficou bem melhor. A pré-visualização inclui agora uma pequena imagem do site que você pretende visitar, acompanhado de uma lista dos links mais populares encontrados naquele site, informação de contato (quando aplicável) e uma caixa “procure no site”, que poderá lhe dar mais informação sobre a página sem sair do Bing.

No mês passado, nós soubemos dos novos recursos de pesquisa social que estariam disponíveis em breve no Bing e no Google. Na quarta-feira (11/11), a Microsoft revelou outra faceta do viés social do Bing, com as pré-visualizações do Facebook.

Entre o nome de uma pessoa e, se o perfil do Facebook estiver publicamente disponível, você verá seu a foto dessa pessoa, obtida do perfil do Facebook.

Você poderá enviar uma mensagem a essa pessoa ou pedir a ela que o adicione como amigo diretamente da página do Bing. Para experimentar o recurso, clique no ícone azul em forma de sinal de mais, à esquerda dos resultados de busca do Bing.

Previsões do tempo em página cheia

O Bing já é capaz de produzir relatórios detalhados sobre o tempo, mas é preciso clicar no MSN Weather para vê-los. A partir de hoje, a Microsoft aboliu essa etapa extra e mostra as informações de previsão do tempo em tela cheia na página de resultados do Bing.

Entre o nome de uma cidade na barra de pesquisa do Bing, e então clique no link do tempo exibido entre os principais resultados de busca.

Isso irá produzir um painel de previsão do tempo de página cheia, incluindo condições atuais, a previsão para sete dias, previsões estendidas e dealhadas, radar Doppler e imagens de satélite, e dados pluviométricos, com médias mensais e recordes históricos.

Mais por aí

Quando a Microsoft trocou o Live.com pelo Bing no começo deste ano, muitos críticos acreditavam que a empresa seria duramente pressionada para se tornar um competidor dominante nas buscas online.

Mas Redmont não se abalou. Agora, quer compensar o tempo perdido entregando um conjunto de novos recursos para ajudar o Bing a enfrentar seu principal rival, o Google.

E a história não acaba aqui. A Microsoft disse que tem mais surpresas na sacola para os usuários do Bing, e elas virão ainda esta semana.

Para não perder um lance sequer dessa disputa, fique de olho no blog da comunidade do Bing. E verifique sempre a PC World, onde você encontrará os alertas e os detalhes sobre todas as últimas novidades do Bing.

Com informações de PC World (EUA).