Como era de se esperar, a Black Friday desse ano bateu recordes de vendas online nos Estados Unidos, superando a marca do ano passado e ultrapassando também o Dia de Ação de Graças no faturamento do comércio eletrônico.
Um levantamento realizado pela Adobe Analytics contabilizou mais de um trilhão de visitações em 4.500 lojas virtuais no período e a estimativa é que a data especial tenha gerado um total de US$5.03 bilhões em apenas 24 horas.
Esse valor representa um aumento de 16.9% em relação ao alcançado pela Black Friday de 2016 e estabelece um novo recorde para o comércio eletrônico. Somando essa movimentação aos US$2.87 bilhões gerados online no dia anterior, no Dia de Ação de Graças, os varejistas virtuais tem motivo de sobra para comemorar.
E esse resultado pode melhorar ainda mais de acordo com os dados da Adobe Analytics: a expectativa é que essa Cyber Monday, quando lojas online comercializam produtos eletrônicos com preços promocionais, volte a atrair os consumidores e gere um faturamento de mais US$6.6 bilhões de dólares. Se a previsão dos analistas se concretizar, será o maior evento de vendas online da História dos Estados Unidos, com um crescimento de 16.5% em relação à Cyber Monday do ano passado.
Desde o começo de Novembro até essa sexta-feira da Black Friday, o comércio eletrônico norte-americano movimentou um total de US$38.3 bilhões, um volume 17.8% superior ao registrado no mesmo período de 2016. Para os fabricantes dos dispositivos de streaming Roku e Chromecast, essas cifras se traduziram em um sucesso absoluto: seus produtos se destacaram entre os mais vendidos, ao lado do console Switch, da Nintendo, outra febre da temporada.
Ainda segundo a Adobe Analytics, o consumidor realizou a maior parte de sua pesquisa de produtos através de dispositivos móveis, com a plataforma representando 54.3% das visitações na lojas de comércio eletrônico. Entretanto, na hora de encher o carrinho e fechar a compra, os dispositivos móveis foram responsáveis por apenas 36.9% das vendas.