O mundo dá voltas. Embora Justin Bieber esteja aparecendo mais no noticiário por causa das suas confusões do que devido a sua música, é inegável que o astro canadense é um imã de sucesso. E a RIM recusou a proposta feita pelo próprio Bieber de se tornar um embaixador da marca BlackBerry.
Em entrevista para a Bloomberg, Vincent Washington, Senior Development Manager até 2011, revelou a bizarra história. Segundo o executivo, o cantor, no início da carreira, teria pedido 200 mil dólares e 20 aparelhos para se tornar um divulgador do BlackBerry. Uma vez que Bieber e a antiga RIM são do Canadá, a combinação parecia perfeita.
Mas não foi isso que o Departamento de Marketing pensou. De acordo com Washington, a ideia não foi bem recebida quando ele a apresentou em uma reunião. “Eles praticamente me colocaram para fora da sala e disseram que Justin Bieber era só uma moda e que não iria durar”. O executivo ainda lembra de ter usado uma declaração profética para tentar convencer seus colegas: “ele pode durar mais que a RIM”. Foi recebido com gargalhadas.
Na época, a RIM acreditava que sua posição no mercado empresarial era inquebrável e que smartphones não teriam muito futuro nas mãos do público em geral. Naquele mesmo ano, a Apple lançaria o aparelho que definiria uma década: o iPhone.
Quis a ironia do destino que, ao invés do cantor adolescente, a RIM acabaria fechando parceria com Alicia Keys para ser a embaixadora da marca BlackBerry e tentar recuperar o tempo perdido. Apenas para vê-la, semanas depois, enviando uma mensagem para o Twitter de um… iPhone.
Atualmente, a empresa luta para se manter de pé. E Justin Bieber continua fazendo shows pelo mundo, com um público cativo, e exibindo seu iPhone de graça aonde quer que vá.