Categorias

Blogueiros criam sites para tirar sarro de famosos


Nem só de luxo e glamour vive o noticiário de celebridades atualmente. Na esteira de blogueiros internacionais, o Brasil ganhou sites dedicados à “arte” de tirar sarro dos famosos.

Com um humor sarcástico e, às vezes, até grosseiro, blogs como “Te Dou Um Dado?” , “Shoe-Me”, “Papel Pop” e “Vai Dar Zebra” conquistam cada vez mais leitores. Das roupas de gosto duvidoso aos escândalos protagonizados por famosos, tudo pode render um “post” ácido e engraçado.

Britney Spears e suas constantes internações psiquiátricas, as idas e vindas de Amy Winehouse em clínicas de reabilitação, os porres de Lindsay Lohan, as excentricidades de Paris Hilton e as baixarias dos big brothers são os campeões de audiência nesses blogs.

“Tenho pena da Britney, ela é bipolar, é doente. A gente não presta mesmo, por isso a gente tira sarro”, confessa Diego Ferreira, 26, responsável pelo blog “Te Dou Um Dado?”, que tem cerca de 50 mil acessos diários e uma comunidade no Orkut com quase 4.000 membros.

O tom politicamente correto, portanto, não tem vez. Palavrões e muitos termos GLS moldam o estilo escrachado dos blogueiros. “A gente pega o que tem de ridículo nas celebridades e tira sarro. Não estamos preocupados em dar notícia, e sim em comentar o que já foi noticiado”, conta Diego.

Jornalista de formação, ele se divide entre o “Te Dou Um Dado?” e um emprego sério, que paga as contas, no departamento de comunicação de uma grande corporação, em que precisa usar terno e gravata e não pode falar palavrão.

“Não levo a sério o culto à celebridade. As pessoas que lêem o blog são como a gente: pegam a vida dos outros para se sentirem melhor, porque rir da desgraça alheia é mais fácil.”

Outra jornalista de formação que faz sucesso na blogosfera dos famosos é Sarah B., 26. Há três anos ela criou o “Shoe-me” para falar sobre moda e coisas “de menina” em geral.

Aos poucos, o mundo dos famosos passou a fazer parte do blog. “A gente é bombardeado com notícias sobre celebridades. Há coisas muito cretinas que viram notícia, e eu resolvi começar a comentar”, diz Sarah, que também se dedica ao blog apenas nas horas vagas.

Para o gaúcho Eric Lemos, 23, criador do “Vai Dar Zebra”, falar mal de celebridades na internet virou moda. Ele criou o blog para falar sobre cinema e música, mas não resistiu às bizarrices do “Big Brother 7” e passou a comentar o programa.

“Aumentou muito a quantidade de acessos e os comentários. Resolvi continuar “chochando” os famosos”, diz Eric.

Quem já acompanha os blogs americanos –como www.perezhilton.com, www.tmz.com e www.dlisted.com– pode não se surpreender com as gracinhas dos brasileiros.

Afinal, muitas das notícias saem das “matrizes” americanas. Mas, diferentemente do Brasil, nos EUA a idéia já é bem lucrativa. De acordo com o jornal “The New York Times”, o mais célebre blogueiro, o cubano radicado nos EUA Mario Lavanderia –o Perez Hilton–, cobra de US$ 9.000 a US$ 45 mil por anúncio em seu blog, que tem tem cerca de 2,6 milhões de visitantes por dia.

Com informações de Folha Online.