Categorias

Blu-ray e HD-DVD enfrentam outro competidor

A guerra das mídias de nova geração, atualmente um combate apenas entre o Blu-ray e o HD-DVD, recebeu um novo contendor, o HD-VMD.

A firma New Medium Enterprises (NME) já havia anunciado a novidade há dois anos, porém teve seu lançamento adiado. Agora, a companhia confirmou que seu primeiro tocador, o ML922S HD VMD, chegará ao mercado americano em outubro.

O aparelho será vendido por US$ 200 e terá suporte a HDMI 1.3, saída 1080p e um conector Ethernet para atualização de firmware. Junto com o lançamento do aparelho serão disponibilizados 20 títulos.

O aparelho e as novas mídias farão uso dos mesmos raios laser vermelhos utilizados no atual DVD, o que manterá o preço baixo, esperança da NME para marcar presença na guerra. Entretanto, a capacidade exata de armazenamento nas mídias continua desconhecida, com especulações de que esteja entre 20 GB e 40 GB.

Como obstáculo à sua popularização, mesmo com anúncios de que será o formato mais barato, a tecnologia não oferece suporte aos padrões de áudio Dolby TrueHD ou DTS Master Audio, ainda assim, trabalha com o som Surround 7.1.

Na feira CeBIT de 2006 a NME tinha demonstrado um protótipo de um tocador VMD e anunciado que até o terceiro trimestre de 2006 o formato seria lançado, com foco nos territórios da China e Índia, e possível expansão para a Europa Oriental, Rússia e América do Sul. Na época, um acordo com a Eros Group, produtora indiana de filmes, também foi anunciado, o que garantiria o lançamento de 50 títulos de Bollywood ainda em 2006, conforme pode ser lido na versão inglesa da Wikipédia. Todavia, não foi anunciado quais seriam os 20 títulos disponíveis para o lançamento.

O lançamento do aparelho da NME foi noticiado nos sites Tech.Blorge e Gizmodo.

Mais informações, fotos e especificações técnicas do ML622S podem ser vistas no site oficial do produto, acessível pelo atalho tinyurl.com/2jj9k9.

Com informações de Terra.