Categorias

Bombeiro americano cria aplicativos de Google Glass para salvar vidas

O bombeiro norte-americano Patrick Jackson está criando aplicativos para Google Glass que podem facilitar muito o trabalho dos profissionais de sua categoria e até mesmo salvar vidas. Dois aplicativos já estão funcionando e outros dois estão a caminho.

O primeiro aplicativo criado por Jackson encaminha chamados da central de bombeiros diretamente para seu Google Glass, incluindo endereço, mapa, notas do atendimento e navegação ponto a ponto até o local. Ele também desenvolveu um “localizador de hidrante” que informa qual é o hidrante mais próximo do local da ocorrência.

Se os primeiros aplicativos podem ser vistos como auxiliares práticos do dia a dia, seus próximos projetos são bem mais ambiciosos e se aproximam da ficção-científica. Um dos futuros aplicativos pretende fornecer no campo de visão do usuário uma planta completa do local do atendimento, com saídas de emergência, representação dos andares e outras informações vitais antes mesmo do bombeiro entrar. O segundo projeto conseguiria baixar de um banco de dados o diagrama esquemático de um determinado veículo, onde o bombeiro estaria resgatando uma vítima presa nas ferragens, para saber exatamente onde cortar.

patrick-jackson

Para Jackson, “informações críticas para a missão poderiam ser visualizadas rapidamente sem que seja preciso tirar os olhos do incidente”. E o bombeiro programador pensa mais além, onde o Google Glass também poderia ser utilizado para gravar fotos e vídeos que poderiam elucidar uma investigação de incêndio premeditado ou múltiplos bombeiros poderiam transmitir em tempo real sua visão do incidente para uma central que teria acesso a diferentes pontos de vista.

Em uma profissão onde segundos podem fazer a diferença entre a vida e a morte, Jackson acredita que o Google Glass pode ter um papel fundamental.