Categorias

Brasil é líder na América Latina em lixo eletrônico

O Brasil gerou 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico (e-waste) no ano de 2012, segundo um relatório publicado agora pela ONG StEP Initiative. Esse número o coloca no topo do ranking na América Latina entre os países que mais geram material eletrônico não reaproveitável.

A pesquisa faz parte de uma iniciativa da ONU para medir o nível de lixo eletrônico produzido no mundo. Segundo os cálculos de analistas, essa produção deve ter um aumento de 33% até 2017, atingindo a marca de 65,4 milhões de toneladas de e-waste produzido e descartado em todo o planeta.

De acordo com o relatório, o Brasil colocou 2 milhões toneladas de componentes eletrônicos no mercado em 2012, dos quais 1,4 milhão foram parar no lixo. É o equivalente a 7 quilos de lixo para cada brasileiro. Na América Latina, o segundo lugar ficou com o México, com um milhão de toneladas de material eletrônico descartado.

Apesar do volume gerado pelo Brasil, estes ainda não são dados alarmantes. O campeão mundial de produção de e-waste continua sendo os Estados Unidos. Em 2012, o país descartou quase dez milhões de toneladas de material eletrônico não reaproveitável, o equivalente a 29,8 quilos para cada cidadão.