Categorias

Brasil é o sexto país em domínios próprios no mundo

No último domingo (22/10), por volta das 16h, a Internet brasileira atingiu o número de um milhão de domínios .br. Com a marca, o País passa a ser o sexto no mundo em domínios próprios, atrás de países como Estados Unidos, Alemanha e Grã-Bretanha. De acordo com o professor Hartmut Richard Glaser, um dos diretores da organização que coordena a distribuição dos domínios no Brasil, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br), o número de domínios cresceu quase 20% nos últimos 12 meses.

Glaser destacou o potencial no País explicando que a Alemanha, com 10 milhões de domínios próprios com a terminação .de, tem apenas a metade da população brasileira. “O Brasil tem um enorme potencial de crescimento”, concluiu.

Quase 90% dos domínios registrados no País terminam em .br. Dos domínios .br, os que têm extensão .com representam 91,6% do total. Glaser disse que o .com é o mais popular porque “foi um dos primeiros a serem disseminados”. Depois vêm os domínios .org (2,7%), seguidos por pessoas jurídicas (2,5%) e pessoas físicas (3,2%).

Cartilha
Durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, foi anunciada também a versão 3.1 da Cartilha de Segurança para Internet. Trata-se de um documento elaborado pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil – Cert.br. Dividida em oito partes, a Cartilha provê informações e dicas para que o usuário saiba se proteger dos possíveis perigos da Internet.

Criada em 2000, a Cartilha foi sendo atualizada e a novidade desta última versão é que ela está em formato livro. O livro completo, versão PDF, pode ser baixado (sem custo) ou acessado na versão HTML no endereço https://cartilha.cert.br/. Também estão disponíveis para download cada uma das partes, separadamente, e dois folders com dicas e a versão em HTML.

Governança
O Brasil é um caso de sucesso em termos de governança da Internet. Na entrevista coletiva concedida hoje, o Nic.br anunciou a próxima reunião da ICANN. O encontro ocorrerá no Brasil e será realizado de 2 a 8 de dezembro em São Paulo, no hotel Transamérica.

Com informações de Terra.