Categorias

Brasil e Portugal estão em guerra… de memes!

Tudo começou sem aviso. De forma inocente até. Em três dias, havia terminado. Durante o período a Primeira Guerra Memeal varreu a web e separou brasileiros e portugueses em um conflito jamais visto.

Aparentemente, a vitória foi do Brasil, mas os portugueses já levantaram a hashtag #PortuguesesHumilhouOsBrasil (assim mesmo com erros de concordância) e querem mais combate.

O conflito se iniciou quando os brasileiros descobrirem que nossos patrícios haviam ressuscitado um meme antigo: o “in brazilian portuguese we don’t say (…)”  (ou, em português do Brasil nós não dizemos…), de 2015. Na brincadeira, você pega uma expressão da língua inglesa e mostra como o “jeitinho” brasileiro altera seu significado. Na versão portuguesa do meme, eles usam o, bem, o “jeitinho” português. Foi a deixa para uma série de acusações de roubo de memes que terminaram em guerra total… na web.

Os brasileiros vieram com memes e até spoilers de novelas que estão passando agora em Portugal. Do outro lado do Atlântico, veio a réplica em forma de mais memes, zoação e até a acusação de que nós teríamos “roubado” o idioma.

A bagunça durou três dias e foi trending topic no Twitter em todos eles. Mas, dado o volume de internautas brasileiros, o perfil que provocou a confusão ao “roubar” aquele meme de 2015 capitulou e desistiu da ideia, dando a guerra como encerrada.

vitoria

Ou será que não? Hoje a luta recomeçou e parece que os dois lados curtiram a troca de farpas…