Categorias

Brasil está entre países com mais ataques de phishing

RSA identificou mais de 37 mil ataques em 2012

Um dos tipos de ameaças online que mais gera impacto em consumidores e empresas é o phishing e cada vez mais países são vítimas, especialmente o Brasil: durante o ano passado, a RSA, divisão de segurança da EMC, identificou uma média de 37 mil ataques de phishing por mês, e os países que tiveram mais danos foram o Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Brasil e África do Sul.

Agora, já nos primeiros meses de 2013, o país aparece novamente no relatório mensal sobre fraudes da RSA. O ranking é liderado pelos Estados Unidos, que apenas em janeiro deste ano já respondeu por 30% de ataques a organizações, sendo seguido pelo Reino Unido, com 11%, depois Índia, Austrália, França e Canadá empataram com 4%, enquanto o Brasil e a Itália ficaram com 3%.

Com o país entre os principais responsáveis por ataques, empresas e internautas devem dobrar a atenção: exemplos recentes mostram que golpistas estão utilizando cada vez mais temas populares, como a Copa do Mundo, para atrair internautas para sites maliciosos e até mesmo mensagens no Facebook estão sendo usadas para realizar o phishing.