Categorias

Brasileiros criam startup de veículos autônomos

Um time de pesquisadores do Laboratório de Robótica Móvel (LRM), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da USP de São Carlos fundou em Setembro a primeira startup brasileira dedicada ao desenvolvimento de veículos autônomos no país.

Batizada de 3D Soft, a empresa busca desenvolver soluções para a indústria da mineração, como caminhões de transporte e tratores de auto-condução para atuar de forma automática em campos de mineração.

A empresa nasceu da própria demanda do mercado pelas pesquisas em desenvolvimento dentro da UPS desde o início dos anos 2000. Entretanto, a 3D Soft conta com somente 4 funcionários para dar conta das necessidades dos clientes que já existem, mas a meta é dobrar esse time ainda esse ano. “O maior desafio é encontrar gente especializada em veículos autônomos no País”, revelou Patrick Yuri Shinzato, um dos fundadores da iniciativa e Doutor pelo LRM.

Apesar de serem pioneiros em uma indústria emergente em todo o mundo, a startup não conta com investimentos do setor privado no Brasil e está buscando captar recursos através do programa de incentivos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Por conta também da ausência de uma regulação própria no país, a empresa optou pelo desenvolvimento de soluções que irão atuar fora de áreas urbanas, nos limites de propriedades privadas, como as zonas de mineração.