Categorias

BuzzFeed demite o próprio presidente e mais 100 funcionários

Apesar do seu aparente crescimento nos últimos 12 meses, o portal de notícias e entretenimento BuzzFeed atravessa uma crise e acaba de anunciar a demissão de seu próprio presidente e mais 100 funcionários.

Em um memorando enviado a todos, o CEO Jonah Peretti explicou a situação como parte de uma transição, mas fontes próximas garantem que o site não teria atingido a meta de faturamento prevista e precisou dispensar 6% de sua força de trabalho.

“2017 tem sido um ano de transformação, em que crescemos dramaticamente o que criamos para o nosso público e entregamos aos nossos clientes”, celebra Peretti em seu comunicado, que também destaca as expansões conquistadas pelo BuzzFeed em diferentes divisões. Mas a mensagem é apenas um longo preâmbulo para o anúncio fatídico: “à medida que nossa estratégia evolui, também precisamos desenvolver nossa organização(…) Infelizmente, isso significa que temos que dizer adeus a alguns colegas talentosos cujo trabalho nos ajudou tremendamente”, completa o executivo.

Segundo reportagem do Wall Street Journal, investidores e gerentes estavam preocupados com os gastos excessivos do BuzzFeed e com a falha em atingir a previsão de crescimento original, por uma diferença que chegou a quase 20%. Esse descontentamento teria levado Peretti a cortar na carne: além de cerca de 100 profissionais, principalmente na área de vendas, as mudanças custaram também a cabeça de Greg Coleman, que ocupava o cargo de presidente da empresa desde 2014. De acordo com o comunicado oficial, Coleman teria aproveitado a demissão em massa para solicitar a própria saída.